”Porém o meu servo Calebe,visto que nele ouve espírito,e perseverou em seguir-me eu o farei entrar na terra que espiou, e sua descendência a possuirá..”
Meditando sobre alguns capítulos de Números, comecei a observar que os povos israelitas guiados por Moisés no deserto estavam envolvidos com a incredulidade, com a murmuração, com a ingratidão, com sentimentos contrários a tudo que eles estavam recebendo da parte de Deus. Moisés estava sendo massacrado, mais confiante, e Deus em sua indignação cumpriu sua palavra.Mesmo diante disto tudo aprendemos que no meio das sementes estragadas sempre aproveitamos alguns frutos..
Vejamos, no meio da incredulidade e murmuração foram encontrados dois homens que se destacaram e entraram na Terra Prometida. JOSUÉ e Calebe.
POR QUE JOSUÉ SE DESTACOU.
1- Permanecia na Tenda do Senhor. ÊXODO 33:11 ‘Falava o Senhor a Moisés face a face,como qualquer fala a seu amigo; então voltava Moisés para o arraial,porém o moço Josué,seu servidor,filho de Num,não se apartava da tenda...”
2- Santificava-se continuamente. Josué 3:5 “Santificai-vos porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.”
3- Andava com o Senhor assim como Moisés. Josué 3;7 “Então disse o senhor a JOSUÉ. Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel,para que saibam que, como fui com Moisés, assim serei contigo.” Ainda aos 85 anos derrubava gigantes.
POR QUE CALEBE SE DESTACOU.
1- Prevalecia pela sua coragem. Números 13;30 “ então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse. Eia subamos e possuamos a terra,porque certamente prevaleceremos contra ela..”
2- Era um homem de fé inabalável. Números 14:9 “Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar, retirou-se deles o seu amparo; o Senhor é conosco; não os temais.”
3- Era cheio do Espírito Santo. Números 14; 24 “Porém o meu servo Calebe visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me eu o farei entrar na terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.”
Assim como nós, Moisés andava rodeado de pessoas que não acreditavam o que Deus iria realizar, não criam no sobrenatural apesar de terem vivido vários momentos sobrenaturais, estavam impedidos de crer por querer apenas a benção.
Calebe era um homem de fé, ele sabia que a sua fé desataria a providência de Deus, era fiel o seu líder, reconhecia a voz de seu líder.
Muitos hoje estão se perdendo por não reconhecer mais a voz de seus lideres, ouvem vozes estranhas e se embrenham pelo caminho do engano, é só ler Jeremias cap. 5.
Calebe sabia que precisava buscar os bens, os despojos que estavam nas mãos do inimigo, para isso precisariam de fidelidade e lealdade, isso só para os corajosos, Calebe era corajoso.
Calebe tinha um espírito de vencedor, tinha o espírito de Deus, o inimigo pode estar influenciando seus pensamentos com coisas negativas, falas falsas, mais Deus quer renovar sua visão, trazendo sobre ti a visão de vencedor.
Calebe acreditava na unção derramada sobre sua vida, por isso não se deixou levar pelo espírito de engano, talvez muitos estejam dizendo olha o que está acontecendo ali, olha, sabe o que isso significa, é que Deus está no controle, olhe para quem está falando e olhe para quem está te guiando. não se deixe levar por palavras doces pois o mel no inicio é saboroso depois ele enjoa......
Deus não te fez promessas doces, ele te fez promessas reais e quem experimenta de seu doce Jamais sente sabor amargo...
Deixe o espírito de Deus fazer parte de sua vida... acredite Deus quer te dar uma visão de vencedor...
Pastora Valéria Monteiro.